O projeto eTwinning

O eTwinning consiste numa Ação do Programa Erasmus+ da União Europeia, cujo principal objetivo é o trabalho colaborativo através de redes de trabalho entre as escolas europeias. Recorrendo às TIC e à Internet estas escolas têm a possibilidade de desenvolver projetos comuns.

O projeto realizado no eTwinning e escolhido por nós para explorar foi o Book World and Stem, pois consideramo-lo interessante na medida em que integra duas grandes vertentes comuns aos interesses dos elementos do nosso grupo, como é o caso dos livros de histórias e a educação STEM.

Deste modo, este projeto consiste em promover atividades baseadas na educação STEM, partindo de livros e de histórias e integrando todas as áreas do currículo do Pré-Escolar. Este projeto teve como intuito, ainda, proporcionar o envolvimento das famílias através de todas as etapas desenvolvidas - leitura, elaboração das personagens, gravações de poesias e de leitura de histórias - recorrendo a várias estratégias, como é o caso da música (exemplo dado no documento). 

Relativamente aos países envolvidos neste projeto, contou com o envolvimento de oito países europeus, embora inicialmente no texto sejam especificados apenas a Bulgária, Itália, Portugal e Turquia, não tendo sido possível identificarmos os restantes países envolvidos.

Quanto à organização da comunicação, visto que eram de vários países, as crianças do pré-escolar e os adultos envolvidos comunicaram através de várias plataformas como a Plataforma Zoom, Padlet e InShot, participando, ainda, através do trabalho colaborativo num Webinar da Global Center Adaptation para além de recorrerem a ferramentas online como o Puzzle Maker e o ChaterPix.

No que diz respeito à aprendizagem dos alunos consideramos que existem alguns aspetos do projeto que se revelam interessantes, nomeadamente o trabalho colaborativo, que proporcionará o contacto com outras línguas através da interação com diferentes países e a importância do contacto, desde cedo, com as tecnologias. Destacamos ainda a abordagem que foi feita neste projeto, uma vez que se constituiu como uma abordagem multidisciplinar e transversal, ao envolver todas as áreas do currículo, não excluindo a área da formação pessoal e social, tal como é referido na descrição do projeto. Para além disso, destacamos a importância do envolvimento das famílias, visto que, na maioria das vezes, a família é vista pelas crianças como um exemplo a seguir, logo, se a família participar, naturalmente, as crianças também se mostrarão interessadas e motivadas a participar.

Por fim, consideramos que poderemos vir a utilizar o eTwinning para um projeto semelhante porque promove o contacto e a interação com outras línguas e com profissionais e crianças de outros países, fazendo com que haja partilha de perspetivas e opiniões educativas que poderemos vir a adequar às nossas futuras práticas e contextos.

Comentários