Na
aula de 9 de maio, contámos com a presença de dois professores da Universidade
de Salamanca que nos vieram falar sobre "Integration of ICTs in the
teaching and learning process; Developing digital competence through an
innovative educational program".
Esta
sessão serviu para nos contextualizar sobre a integração das TIC num país que
não Portugal. Toda a intervenção foi realizada em espanhol.
Realizando
um breve resumo da aula, é de facto curioso que apenas 57% da população
espanhola disponha de habilidades básicas, no que concerne à utilização das
tecnologias. Outro aspeto salientado pelos professores é que em carreiras STEAM
(Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) em cada 10 pessoas
apenas 3 são mulheres.
Os
professores mostraram-nos o que é a Metodologia Digicraft. Esta
metodologia foi criada em colaboração com alguns especialistas em educação e
tecnologia da Universidade de Salamanca e foi criada com o objetivo de
desenvolver algumas competências básicas para cada faixa etária sendo elas:
· - Jogo com elemento motivador;
· - Adaptação das competências digitais a cada
idade (digicomp);
· - Combinação
do mundo físico e digital;
· - A
experimentação para “descobrir criando”.
Esta
metodologia “baseia-se na aprendizagem colaborativa e procura a participação
ativa dos alunos através do jogo e da experimentação, num contexto que estimula
a sua curiosidade, criatividade e desenvolvimento emocional positivo” (https://digicraft.fundacionvodafone.es/metodologia)
colocando a criança no centro da sua aprendizagem. Para além do mencionado
anteriormente desenvolve, ainda, competências linguísticas e sociais, no qual
os alunos estão constantemente a resolver problemas e a desenvolver a
capacidade de pensar matematicamente. Os professores salientaram ainda o mais
importante é que os alunos desenvolvem competências de “aprender a aprender”.
É importante referir que os professores espanhóis mencionaram que em alguns locais de Espanha onde é aplicada esta metodologia existe um grande nível de insucesso escolar existindo vários alunos que faltam constantemente às aulas. Os professores mencionaram que, nos dias em que iam trabalhar a partir da metodologia Digicraft, os alunos compareciam. Isto também nos leva a pensar nas questões de motivação: “Quais são efetivamente as motivações que os alunos têm para aprender”. E é importante pensarmos nisto pois, muito provavelmente, nesses dias os alunos sentem-se motivados a aprender a partir de uma ferramenta/recurso que os desafia a pensar e que parte, também, da realidade atual que são as tecnologias.
Por
fim, aprendemos utilizar um programa (Teachable Machine) para podermos aprender
a programar e percebermos que ferramentas existem para, de facto, mostrarmos
aos nossos alunos o que é programar.
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