Reflexão da aula de dia 9 de maio

Na aula de 9 de maio, contámos com a presença de dois professores da Universidade de Salamanca que nos vieram falar sobre "Integration of ICTs in the teaching and learning process; Developing digital competence through an innovative educational program". 

Esta sessão serviu para nos contextualizar sobre a integração das TIC num país que não Portugal. Toda a intervenção foi realizada em espanhol.

Realizando um breve resumo da aula, é de facto curioso que apenas 57% da população espanhola disponha de habilidades básicas, no que concerne à utilização das tecnologias. Outro aspeto salientado pelos professores é que em carreiras STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) em cada 10 pessoas apenas 3 são mulheres.

Os professores mostraram-nos o que é a Metodologia Digicraft. Esta metodologia foi criada em colaboração com alguns especialistas em educação e tecnologia da Universidade de Salamanca e foi criada com o objetivo de desenvolver algumas competências básicas para cada faixa etária sendo elas:

·       - Jogo com elemento motivador;

·       - Adaptação das competências digitais a cada idade (digicomp);

·      - Combinação do mundo físico e digital;

·       - A experimentação para “descobrir criando”.

Esta metodologia “baseia-se na aprendizagem colaborativa e procura a participação ativa dos alunos através do jogo e da experimentação, num contexto que estimula a sua curiosidade, criatividade e desenvolvimento emocional positivo” (https://digicraft.fundacionvodafone.es/metodologia) colocando a criança no centro da sua aprendizagem. Para além do mencionado anteriormente desenvolve, ainda, competências linguísticas e sociais, no qual os alunos estão constantemente a resolver problemas e a desenvolver a capacidade de pensar matematicamente. Os professores salientaram ainda o mais importante é que os alunos desenvolvem competências de “aprender a aprender”.

É importante referir que os professores espanhóis mencionaram que em alguns locais de Espanha onde é aplicada esta metodologia existe um grande nível de insucesso escolar existindo vários alunos que faltam constantemente às aulas. Os professores mencionaram que, nos dias em que iam trabalhar a partir da metodologia Digicraft, os alunos compareciam. Isto também nos leva a pensar nas questões de motivação: “Quais são efetivamente as motivações que os alunos têm para aprender”. E é importante pensarmos nisto pois, muito provavelmente, nesses dias os alunos sentem-se motivados a aprender a partir de uma ferramenta/recurso que os desafia a pensar e que parte, também, da realidade atual que são as tecnologias.

Por fim, aprendemos utilizar um programa (Teachable Machine) para podermos aprender a programar e percebermos que ferramentas existem para, de facto, mostrarmos aos nossos alunos o que é programar.

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