Nos
dias de hoje, é fundamental que os professores recorram e desenvolvam
atividades com as Tecnologias de Informação e Comunicação. Assim, cada vez mais
são procuradas novas ferramentas para estes profissionais realizarem novas
aprendizagens e proporcionarem também aprendizagens e tarefas enriquecedoras
para os alunos, a partir do meio digital, como é o caso da programação. Neste
sentido, irei refletir acerca de um projeto de programação realizado no
Scratch.
Nunca
tinha estabelecido contacto com o Scratch, então as minhas primeiras
aprendizagens foram feitas na primeira aula que tivemos sobre esta ferramenta
de programação. Ao iniciar a exploração deparei-me com algumas dificuldades em
criar os códigos, em acrescentar personagens e fazê-las deslocar, mas após a
explicação do professor e as experiências que fui realizando, fui adquirindo
algumas competências e percecionando os códigos e a linguagem de programação.
Então,
como já mencionei anteriormente, logo na primeira aula de programação explorei
esta ferramenta e experienciei algumas situações. Desta forma, realizei um primeiro projeto em que juntei duas personagens, fazendo-as deslocar, e ainda
criei uma situação de diálogo e de mudança de cenários (utilizando 2 cenários).
Numa das personagens, também, apliquei o código de mudança de traje.
Posteriormente,
realizei outro projeto em que através da programação, proporcionei uma interação
entre duas personagens, mudando-lhes também o traje, mantendo o cenário e
fazendo-as deslocar. Neste projeto compreendi que para criar a situação de
diálogo devemos utilizar códigos de espera para que não fique tudo misturado e
para que se perceba o diálogo.
Por
fim, elaborei o projeto final, em que o professor distribuiu um guião com
inúmeras tarefas, em que de entre as quais me baseei na tarefa de construir um
jogo de escolhas múltiplas sobre os rios de Portugal. Importa salientar que a
construção deste projeto foi mais complexa, mas ao mesmo tempo muito
interessante e enriquecedora, visto que tive de programar um código mais
complexo. No entanto, enfrentei alguns desafios, como a perda de alguma
programação devido a não ter guardado logo o projeto, porém considero que com a
prática se conseguirá compreender bastante bem o funcionamento desta ferramenta.
Neste projeto optei por utilizar duas personagens, que ao mesmo tempo que o
jogo de escolhas múltiplas ia decorrendo, programei uma situação de
diálogo. Também, utilizei sons diferentes, um para quando se acerta uma
pergunta e outro para quando se erra uma pergunta.
Por
fim, considero que a linguagem de programação é muito enriquecedora tanto para
os professores como para os alunos. E desta forma, ao longo dos três projetos
realizei aprendizagens que julgo fundamentais para explorar esta ferramenta,
sendo aplicadas no projeto final. Apesar de ainda sentir algumas dificuldades
com o Scratch reflito que é uma ferramenta em que além de criar jogos, podemos
elaborar histórias, e muito mais, e que assim tornará as aulas mais interativas, atrativas e
desafiadoras para os alunos, uma vez que eles gostam deste tipo de desafios e
estão muito familiarizados com o mundo das tecnologias.

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