Reflexão final de Joana Brás

 

Como trabalho final desta Unidade Curricular (UC) de: As TIC na Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico foi solicitada uma reflexão final em que fossem desenvolvidos os seguintes aspetos: as minhas expetativas em relação a esta UC, os contributos da unidade curricular para a formação pessoal, académica e profissional, as aprendizagens que adquiri e que considerei mais significativas, os aspetos globalmente menos conseguidos e, por fim, a indicação de sugestões de aprofundamento temático.

Desta forma, relativamente ao primeiro ponto a desenvolver nesta reflexão, as minhas expetativas em relação a esta UC, posso dizer que ao iniciar o semestre e ao ser apresentado o Plano de Estudos da Unidade Curricular fiquei muito satisfeita e motivada para realizar novas aprendizagens, visto que iriam ser desenvolvidos tópicos que eu nunca tinha explorado nem vivenciado nenhuma experiência, mas também, estavam indicados tópicos com que já tinha trabalho e que tinha gostado muito de realizar tarefas e atividades. Importa referir, que tinha como principal expectativa compreender a linguagem de programação, nomeadamente com a ferramenta Scratch.

Posso afirmar que esta unidade curricular contribuiu bastante tanto para a minha formação pessoal, como académica e, também, profissional. A nível pessoal garantiu que fossem adquiridos por mim mais conhecimentos e mais aprendizagens que são muito importantes para o nosso dia a dia, visto que cada vez mais contactamos com as tecnologias. Existiu um contributo a nível académico, pois realizei vários trabalhos, projetos, tarefas e atividades que considero que me esforcei e pretendi obter os melhores resultados e produtos finais possíveis. Também, elaborei e construí atividades para desenvolver no meu contexto de estágio que foram bastante enriquecedoras, não só para esta UC, como também para a unidade curricular de estágio, como o caso do tapete criado para a atividade da robótica. Para contribuir para a formação profissional contactei com ferramentas que não conhecia, e através das partilhas de profissionais da área da Educação que nos foram proporcionadas ao longo das aulas deste semestre, bem como da realização de tarefas, trabalhos e atividades, pude adquirir inúmeras aprendizagens a que irei recorrer na minha prática futura, como por exemplo, a construção de tapetes para atividades de robótica, desenvolver atividades de pensamento computacional, e, ainda, a construção de jogos ou de histórias no Scratch, tanto por minha parte, como por parte dos alunos.

Como já mencionei ao longo desta reflexão, foram várias as aprendizagens que adquiri e desenvolvi nesta unidade curricular, tais como: a linguagem de programação do Scratch, a construção de tapetes para utilizar com a robótica (este exemplo será ilustrado pela imagem que aparecerá no final da reflexão) e, ainda, as informações relativas ao eTwinning, que não tinha conhecimento nenhum acerca deste projeto, mas que pretendo aprofundar o meu conhecimento e quem sabe um dia participar.

Os aspetos que para mim foram globalmente menos conseguidos são os projetos dinamizados no Scratch, pois apresentei algumas dúvidas e dificuldade, e que apesar de considerar que necessitava de mais aulas sobre esta ferramenta, poderia ter investido e explorado de forma autónoma, de modo a conseguir ainda incluir mais aspetos e códigos no meu projeto final.

Por fim, indicarei como sugestão de aprofundamento temático a existência de mais aulas para a programação no Scratch, apesar de que em todas as aulas que foi desenvolvido este tópico pude experienciar e criar.



Comentários