Como
trabalho final desta Unidade Curricular (UC) de: As TIC na Educação Pré-Escolar
e 1º ciclo do Ensino Básico foi solicitada uma reflexão final em que fossem
desenvolvidos os seguintes aspetos: as minhas expetativas em relação a esta UC,
os contributos da unidade curricular para a formação pessoal, académica e
profissional, as aprendizagens que adquiri e que considerei mais significativas,
os aspetos globalmente menos conseguidos e, por fim, a indicação de sugestões
de aprofundamento temático.
Desta
forma, relativamente ao primeiro ponto a desenvolver nesta reflexão, as minhas
expetativas em relação a esta UC, posso dizer que ao iniciar o semestre e ao
ser apresentado o Plano de Estudos da Unidade Curricular fiquei muito
satisfeita e motivada para realizar novas aprendizagens, visto que iriam ser
desenvolvidos tópicos que eu nunca tinha explorado nem vivenciado nenhuma
experiência, mas também, estavam indicados tópicos com que já tinha trabalho e
que tinha gostado muito de realizar tarefas e atividades. Importa referir, que
tinha como principal expectativa compreender a linguagem de programação, nomeadamente
com a ferramenta Scratch.
Posso
afirmar que esta unidade curricular contribuiu bastante tanto para a minha
formação pessoal, como académica e, também, profissional. A nível pessoal
garantiu que fossem adquiridos por mim mais conhecimentos e mais aprendizagens
que são muito importantes para o nosso dia a dia, visto que cada vez mais contactamos
com as tecnologias. Existiu um contributo a nível académico, pois realizei
vários trabalhos, projetos, tarefas e atividades que considero que me esforcei
e pretendi obter os melhores resultados e produtos finais possíveis. Também,
elaborei e construí atividades para desenvolver no meu contexto de estágio que
foram bastante enriquecedoras, não só para esta UC, como também para a unidade
curricular de estágio, como o caso do tapete criado para a atividade da
robótica. Para contribuir para a formação profissional contactei com ferramentas
que não conhecia, e através das partilhas de profissionais da área da Educação
que nos foram proporcionadas ao longo das aulas deste semestre, bem como da
realização de tarefas, trabalhos e atividades, pude adquirir inúmeras aprendizagens
a que irei recorrer na minha prática futura, como por exemplo, a construção de
tapetes para atividades de robótica, desenvolver atividades de pensamento computacional,
e, ainda, a construção de jogos ou de histórias no Scratch, tanto por minha
parte, como por parte dos alunos.
Como
já mencionei ao longo desta reflexão, foram várias as aprendizagens que adquiri
e desenvolvi nesta unidade curricular, tais como: a linguagem de programação do
Scratch, a construção de tapetes para utilizar com a robótica (este exemplo será ilustrado pela imagem que aparecerá no final da reflexão) e, ainda, as
informações relativas ao eTwinning, que não tinha conhecimento nenhum acerca
deste projeto, mas que pretendo aprofundar o meu conhecimento e quem sabe um
dia participar.
Os
aspetos que para mim foram globalmente menos conseguidos são os projetos
dinamizados no Scratch, pois apresentei algumas dúvidas e dificuldade, e que
apesar de considerar que necessitava de mais aulas sobre esta ferramenta,
poderia ter investido e explorado de forma autónoma, de modo a conseguir ainda
incluir mais aspetos e códigos no meu projeto final.
Por
fim, indicarei como sugestão de aprofundamento temático a existência de mais
aulas para a programação no Scratch, apesar de que em todas as aulas que foi
desenvolvido este tópico pude experienciar e criar.

Comentários
Enviar um comentário