Reflexão final - Ana Lúcia Baltazar

        Durante este último semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico decorreu esta Unidade Curricular (UC) na qual foram lecionados e explorados vários conteúdos que agora serão alvo de reflexão da minha parte.

    Quanto às expectativas relativamente à UC, considero que foram ao encontro das que escrevi no blogue e que expectava para esta unidade curricular. Tive a oportunidade de aprender, conhecer e explorar mais aprofundadamente alguns conteúdos e projetos que desconhecia e outros que não conhecia tão bem. Atento que acabaram por se constituir como ferramentas e tarefas que poderei perfeitamente a utilizar na minha futura prática seja no Jardim de Infância ou no 1.º ciclo pois qualquer uma delas poderá ser adaptada ao contexto em questão como é o caso do Scratch, do eTwinning e de tarefas de robótica e programação, entre outros, por exemplo.

       No seguimento dessa ideia destaco vários aspetos que contribuíram para a minha formação pessoal, académica e profissional.

    Primeiramente considero que foram bastante relevantes as participações de vários profissionais convidados, através da plataforma zoom e presencialmente, pois considero que aprendemos imenso com a partilha por parte de pessoas que já têm experiência na área e que nos apresentam e explicam algumas estratégias que futuramente poderei vir a adotar na prática.

       De seguida destaco a elaboração e exploração da tarefa de robótica, que também se constituiu como uma aprendizagem significativa para mim. Considero que foi muito pertinente ter implementado esta tarefa no estágio pelo facto de ter experimentado e experienciado algo diferente antes de iniciar a minha carreira profissional pois ajuda a já ter em consideração alguns aspetos e questões que podem surgir, como por exemplo a exploração em grupo ou individual por parte das crianças e como organizar o ambiente de modo a proporcionar aprendizagens positivas e significativas para as crianças. Para além disso foi bastante enriquecedor ter conseguido incluir os alunos na construção do tapete ao ter conseguido articular com a aprendizagem do cálculo de áreas e perímetros.

      Outro contributo desta unidade curricular que destaco para a minha formação, pessoal, académica e profissional é a criação e utilização do blogue. Apresenta bastantes potencialidades e pode ser muito útil numa prática futura, na medida em que pode servir para comunicar com os pais e mostrar o trabalho que é feito com as crianças. Para além disso, a criação de um blogue deste género poderá servir como portefólio, no qual partilhe todas esses aspetos referidos, mas de caráter público de modo a partilhar a minha prática e a dinâmica com qualquer pessoa que tenha interesse.

    O último contributo que destaco é o trabalho colaborativo proporcionado nesta unidade curricular pois a maioria dos trabalhos foi feita em grupo, permitindo que pudéssemos partilhar e discutir ideias, tornando tudo mais leve e promovendo o trabalho cooperativo que é tão importante na nossa profissão uma vez que vamos ter sempre que trabalhar em equipa, seja com os nossos pares e/ou com as famílias.

     No que diz respeito a aprendizagens significativas, como referi na minha reflexão sobre o Scratch, a minha primeira experiência com esta ferramenta não foi muito positiva tendo até ficado com uma imagem menos boa do Scratch. Com a oportunidade de voltar a trabalhar com esta ferramenta nesta UC e com outro tipo de olhar, descobri outras potencialidades que mudaram a minha visão acerca desta ferramenta, como o exemplo da possibilidade de elaborar jogos e atividades mais interativas, qua não imaginava que fosse possível no Scratch.

    Por outro lado, também existiram alguns aspetos globalmente menos bem conseguidos e aqui destaco o tempo dado para explorar o Scratch. Penso que poderíamos ter tido mais uma aula ou duas para explorar melhor as suas ferramentas. Embora o tempo dado pelo professor tenha sido suficiente para compreender e fazer um bom trabalho, acho que se tivéssemos mais um pouco de tempo para explorar autonomamente com o auxilio do professor quando fosse necessário tinha sido benéfico para explorar outro tipo de atividades que não só o diálogo entre duas personagens e, no meu caso, o jogo de perguntas e respostas. Ainda assim, volto a destacar que mudei completamente para melhor a opinião que tinha acerca do Scratch.

    Relativamente a sugestões de aprofundamento temático, apenas acrescento que gostei bastante de conhecer o projeto eTwinning, que até então desconhecia, e  acho que seria interessante ter mais profissionais convidados a partilhar a sua prática e a sua experiência relativamente este projeto, explicando como se processa, qual a dinâmica, o que promove, como reagem as crianças, entre outros aspetos que considero interessantíssimos e que podem ser proporcionados nestes momentos.




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