Durante este último semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico decorreu esta Unidade Curricular (UC) na qual foram lecionados e explorados vários conteúdos que agora serão alvo de reflexão da minha parte.
Quanto às expectativas
relativamente à UC, considero que foram ao encontro das que escrevi no blogue e
que expectava para esta unidade curricular. Tive a oportunidade de aprender,
conhecer e explorar mais aprofundadamente alguns conteúdos e projetos que
desconhecia e outros que não conhecia tão bem. Atento que acabaram por se constituir
como ferramentas e tarefas que poderei perfeitamente a utilizar na minha futura
prática seja no Jardim de Infância ou no 1.º ciclo pois qualquer uma delas
poderá ser adaptada ao contexto em questão como é o caso do Scratch, do
eTwinning e de tarefas de robótica e programação, entre outros, por exemplo.
No seguimento dessa ideia destaco
vários aspetos que contribuíram para a minha formação pessoal, académica e
profissional.
Primeiramente considero que foram
bastante relevantes as participações de vários profissionais convidados,
através da plataforma zoom e presencialmente, pois considero que aprendemos
imenso com a partilha por parte de pessoas que já têm experiência na área e que
nos apresentam e explicam algumas estratégias que futuramente poderei vir a
adotar na prática.
De seguida destaco a elaboração e
exploração da tarefa de robótica, que também se constituiu como uma aprendizagem
significativa para mim. Considero que foi muito pertinente ter implementado
esta tarefa no estágio pelo facto de ter experimentado e experienciado algo
diferente antes de iniciar a minha carreira profissional pois ajuda a já ter em
consideração alguns aspetos e questões que podem surgir, como por exemplo a exploração
em grupo ou individual por parte das crianças e como organizar o ambiente de
modo a proporcionar aprendizagens positivas e significativas para as crianças. Para
além disso foi bastante enriquecedor ter conseguido incluir os alunos na
construção do tapete ao ter conseguido articular com a aprendizagem do cálculo
de áreas e perímetros.
Outro contributo desta unidade
curricular que destaco para a minha formação, pessoal, académica e profissional
é a criação e utilização do blogue. Apresenta bastantes potencialidades e pode
ser muito útil numa prática futura, na medida em que pode servir para comunicar
com os pais e mostrar o trabalho que é feito com as crianças. Para além disso, a
criação de um blogue deste género poderá servir como portefólio, no qual
partilhe todas esses aspetos referidos, mas de caráter público de modo a
partilhar a minha prática e a dinâmica com qualquer pessoa que tenha interesse.
O último contributo que destaco é
o trabalho colaborativo proporcionado nesta unidade curricular pois a maioria
dos trabalhos foi feita em grupo, permitindo que pudéssemos partilhar e discutir
ideias, tornando tudo mais leve e promovendo o trabalho cooperativo que é tão
importante na nossa profissão uma vez que vamos ter sempre que trabalhar em
equipa, seja com os nossos pares e/ou com as famílias.
No que diz respeito a
aprendizagens significativas, como referi na minha reflexão sobre o Scratch, a minha
primeira experiência com esta ferramenta não foi muito positiva tendo até ficado
com uma imagem menos boa do Scratch. Com a oportunidade de voltar a trabalhar
com esta ferramenta nesta UC e com outro tipo de olhar, descobri outras
potencialidades que mudaram a minha visão acerca desta ferramenta, como o
exemplo da possibilidade de elaborar jogos e atividades mais interativas, qua
não imaginava que fosse possível no Scratch.
Por outro lado, também existiram
alguns aspetos globalmente menos bem conseguidos e aqui destaco o tempo dado
para explorar o Scratch. Penso que poderíamos ter tido mais uma aula ou duas
para explorar melhor as suas ferramentas. Embora o tempo dado pelo professor
tenha sido suficiente para compreender e fazer um bom trabalho, acho que se tivéssemos
mais um pouco de tempo para explorar autonomamente com o auxilio do professor quando
fosse necessário tinha sido benéfico para explorar outro tipo de atividades que
não só o diálogo entre duas personagens e, no meu caso, o jogo de perguntas e
respostas. Ainda assim, volto a destacar que mudei completamente para melhor a opinião
que tinha acerca do Scratch.
Relativamente a sugestões de
aprofundamento temático, apenas acrescento que gostei bastante de conhecer o projeto
eTwinning, que até então desconhecia, e acho
que seria interessante ter mais profissionais convidados a partilhar a sua
prática e a sua experiência relativamente este projeto, explicando como se
processa, qual a dinâmica, o que promove, como reagem as crianças, entre outros
aspetos que considero interessantíssimos e que podem ser proporcionados nestes
momentos.
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