Robótica Educativa

     Ao longo de algumas sessões desta unidade curricular tivemos a oportunidade de explorar alguns robôs e as suas potencialidades, com o intuito de, posteriormente, conseguirmos construir uma tarefa relacionada com esse tema para implementar numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

    Consideramos que a robótica educativa se constitui como um conteúdo essencial a desenvolver desde cedo, uma vez que permite desenvolver estratégias de programação, lateralidade, perspetiva e questões relacionadas com direções e percursos.

    Para além disso, realçamos que o trabalho com este tipo de ferramentas pedagógicas, mais concretamente com os robôs, apresenta diversas potencialidades que devem ser promovidas pelo professor, tais como: motivação e entusiasmo, interdisciplinaridade, aprendizagem baseada na resolução de problemas, trabalho colaborativo, competências de comunicação e desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento abstrato. 

        Por fim, destacamos que, dependendo da ação do professor, poderá ser desenvolvida autonomia nos alunos visto que ao programarem o robô corretamente ou não acabam por receber feedback instantâneo ao perceber se concretizaram o que era esperado ou não. 


Comentários